sexta-feira, 15 de abril de 2011

IMPORTANTE PENSAR!!!

Fico muito preocupada com a enorme ligação que estão dando ao caso do Rio quanto ao comportamento do menino Welington associando o seu ato a esquizofrenia e a psicopatia. Nós que somos da área da saúde precisamos nos posicionar e enfrentar a mídia que estrapola na intenção de levar a informação banalizando o ato e o que é mais grave, expondo questões de saúde mental que precisam ser entendidas e esclarecidas por quem realmente entende a questão.
É importante pensar que não se pode afirmar nada com relação aquele menino pois até o que se sabe não existe um acompanhamento, um diagnóstico sobre o seu comportamento. A suposição de que a mãe biológica era esquizofrenica também não é o suficiente para dizermos que o menino fez o que fez por ser também esquizofrenico. Uma pessoa que "sofre" que é "doente" e que é portador de esquizofrenia, por exemplo, jamais planejaria milindrosamente como foi o caso de Welington, tamanha atrocidade.
Temos um caso inusitado em questão, existia um sofrimento, onde existe um sofrimento intolerável ou insuportável, existe a doença, a constituição histórica de Welington é sim algo determinante para o fato, a rejeição materna, no caso da mãe biológica, a morte dos pais adotivos, a questão sexual reprimida, talvez conflitos mal resolvidos na adolescência, mas aí a associar esses aspectos como determinantes e característicos de um comportamento esquizofrenico ou psicopata, não é o adequado.
Espero que profissionais da área, como a Dra Ana ontem no Jornal do Almoço, esclareçam e tragam para a população informações corretas sobre a esquizofrenia e a psicopatia, por exemplo!
Não podemos jamais esquecer que antes de afirmar qualquer diagnóstico é preciso ter contato com o paciente, investigar sua história, sua constituição, suas relações, entre tantos outros fatores, o que não é o caso.
O ato foi violento, assustador e o perfil desse rapaz merece sim investigação para que possamos esclarecer e entender melhor algumas coisas. O que devemos buscar é o trabalho preventivo com relação a saúde mental das pessoas, pois em se tratando de comportamento, o inesperado é a única certeza, o comportamento humano é imprevisível em todos os sentidos e até aqueles que se consideram "normais" não sabem realmente do que são capazes!!!
Cuide da sua saúde mental!!
Pense nisso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário