quinta-feira, 5 de maio de 2011

I SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Realizamos ontem na Escola Carlos Humberto Aquino Frota - APAE de Santiago um grande evento de reflexão e troca de experiências sobre a inclusão e todos os seus fenômenos. Até o pessoal do Curso de Educação Especial da UFSM esteve por la para prestigiar e aprender um pouco mais através de vivências e práticas. O evento foi muito siginificativo, o pessoal da SMEC explicou com brilhantismo as questões de implantação das salas de recursos ou então do AEE - Apoio Educacional Especializado, ressaltando informações como a estrutura, recursos disponíveis, recursos humanos e preparação para implantação. As informações foram preciosas e vieram acalmar os comentários de que as Escolas Especiais e as APAEs estão fechando, o que tem causado confusão e informações distorcidas sobre o assunto.
Realmente, existe um grande movimento, principalmente pela parte do MEC para que fechem as escolas especiais a partir do que eles desejam sobre a INCLUSÃO, mas o que nos revolta e nos deixa triste é que os governantes não possuem a vivência do trabalho que é desenvolvido nestes espaços e que jamais podem parar de existir pois complementam os atendimentos aos alunos especiais e que as escolas regulares sozinhas não darão conta, pensamos é que através do trabalho em conjunto e do aperfeiçoamento constante das ações é que vamos contribuir e definitivamente ter dignidade no processo de inclusão. Não se pode defender uma idéia sem conhecer e principalmente sem viver a causa, se engana quem pensa que cuidar da diferença é uma forma de excluir. Não concordo! É preciso cuidar, é possível viver de igual pra igual mesmo sendo diferente, aliás todos somos diferentes, sendo assim será que INCLUIR não significa EXCLUIR? Algumas crianças jamais irão acompanhar uma classe regular e necessitam de apoio especializado, socialização e integração, o que a escola especial faz muito bem.
O fato é que vivenciamos um momento especial no dia de ontem, todos contribuíram e os envolvidos fortaleceram laços e objetivos claros com relação as estratégias de atendimento para as pessoas com deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário